terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

As três pequenas palavras que os judeus nunca dizem.


Deus te ama.
“Os judeus não falam dessa maneira - essa coisa toda de "Deus te ama".
Não posso dizer que te culpo.
Porque, vamos ser honestos. Não é como o mundo vê o judaísmo.
Considere essa lástima terrível contra o chamado Deus do chamado Antigo Testamento, que é o Deus do julgamento áspero - em oposição ao Deus do Novo Testamento, que é o Deus do amor.
Muitos começam a pensar:  “cristãos bons, judeus ruins”.
Também não é como os judeus veem o judaísmo, também.
Era uma vez, era.
Mas a nossa história nos feriu e nos feriu e nos forçou a ficarmos  surdos às nossas belas tradições.
Uma vez, nós nos vimos como o povo que Deus ama.
Agora, para citar o Rabino Jonathan Sacks : muitos judeus se definem como pessoas que os gentios odeiam.
Esta é uma patética distorção da nossa fé e do nosso destino.
Você sabe por que inúmeras gerações foram capazes de resistir ao ódio dos judeus? Porque não importa o que aconteceu com eles, eles tinham fé no amor de Deus.
Mas de alguma forma, toda essa ideia sofreu uma falsa conversão.
Para provar isso, eu digitei no google as palavras "Deus te ama."
Dentro de um nanosegundo, eu tive 13 milhões de resultados .
Eu estive passando por eles muito lentamente, e a partir de hoje eu posso informar com segurança que cada vez que esse termo aparece, ele aparece em um site cristão.
Tendo, obviamente, muito tempo em minhas mãos, eu então digitei no Google  a frase "Deus ama os judeus."
837.000 acessos.
E todos esses resultados também estão em sites cristãos.
Pense nisso - as únicas pessoas no mundo que estão dizendo que "Deus ama os judeus" - não são judeus!
Mas, espere um segundo.
O Cristianismo não inventou a ideia de um Deus amoroso - foi o Judaísmo.
Não há espaço suficiente aqui para listar todos esses momentos na Bíblia quando Deus proclama amor por nós.

A nossa liturgia proclama muito claramente: Com um grande amor, Tu nos amaste; Com amor eterno Você nos amou. No Kiddush, cantamos que Deus nos dá Shabbat b'ahavah, com amor. Em Avot, cantamos que Deus nos trará redenção por causa de nossos antepassados ​​b'ahavah, no amor.
Henry Slonimsky , um dos professores judeus mais inauditos do século passado, expressa assim: "Deus é primariamente um grande coração, cuidando mais do que parece ser importante e sagrado para nós, ou seja, nossos amores, aspirações e sofrimentos. "
É assim que o judaísmo começa, e é assim que o judaísmo se desenvolveu. Por que Deus escolheu Abraão? Nós não sabemos. A Bíblia não nos diz. Vamos apenas dizer que Deus se apaixonou por Abraão.
Aqui está o judaísmo bíblico - versão curta. A maior história de amor jamais contada.
·         Deus encontra pessoas. Esse é o período patriarcal.
·         Deus e pessoas namoram. Abraão, Isaac, Jacó, os patriarcas - todos têm conversas com Deus.
·         Eles estão fora de contato por um tempo durante nossa estada no Egito.
·         Deus ouve os gritos do amado.
·         Eles se apaixonaram. Sim, demorou a partida do Mar Vermelho para que isso acontecesse.
·         Eles se casam no Sinai (que é por isso que em Shavuot algumas comunidades criaram um huppah e escreveram uma ketuba entre Deus e Israel).
·         As pessoas decepcionam a Deus com o Bezerro de Ouro.
·         Eles argumentam como em qualquer casamento.
·         O povo sofre séculos de talvez um silêncio petulante ou mesmo passivo-agressivo de Deus. Em um pedaço grande da Bíblia judaica,Deus não diz nada.
·         As pessoas experimentam o amor difícil ocasional de Deus.
·         Deus e Israel reinventam suas relações uma e outra vez. O Templo é destruído; Os judeus o reconstruíram; Os romanos o destroem novamente; Os judeus descobrem novas maneiras de fazer a coisa do amor de Deus.
Esse é o nosso romance com Deus. Os antigos rabinos tinham certeza de que o Cântico dos Cânticos, erótico ,era na verdade uma alegoria para a história de amor de Deus e os Judeus.
E como amamos Deus de volta?
Três caminhos:
·     Nós estudamos a Torá, que é um sinal do amor de Deus. Lemos todas as palavras da Torá, ouvindo suas nuances e nos perguntando em voz alta e em comunidade sagrada sobre seu significado - da mesma forma que lemos o e-mail ou ouvimos o correio de voz ou lemos a mensagem de texto do nosso amor e nos perguntamos o que ele disse .
·    Nós fazemos mitzvot ( é o nome dado ao conjunto de todos os 613 mandamentos que, de acordo com o judaísmo, constam na Torá (os cinco livros de Moisés). Eles nos lembram do amor de Deus.
·   Nós nos amamos . Portanto, os judeus devem amar uns aos outros como família (mesmo, e especialmente, quando não nos encontramos terrivelmente simpáticos) e então eles devem alcançar e amar o mundo.
O filósofo judeu francês Emanuel Levinas disse que nosso dever para com o Outro começa quando vemos o rosto do Outro e percebemos que naquele rosto há o reflexo da imagem de Deus e do amor de Deus.

Então pense sobre o amor de Deus, também.

Rabino Jeffrey K. Salkin

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