Ultimamente eu tenho lido uma história que destaca o
quanto o bem pode vir através do trabalho conjunto através de linhas
denominacionais diferentes. Esta no livro de 2003 de Colin Duriez, Tolkien e CS Lewis: O
Dom da Amizade.
Nem todo mundo acha que é uma ótima ideia. Vários anos
atrás, quando eu assinei a Declaração de Manhattan em apoio da
vida, casamento e liberdade religiosa, eu tenho um e-mail muito fortemente
redigido dizendo-me que eu estava errado para fazê-lo. Parte disso era a
habitual objeção progressista aos valores bíblicos e tradicionais. Alguns
deles, porém, vieram de protestantes tradicionais me dizendo que era pecado
cooperar com os católicos.
Acima de tudo, estamos totalmente de acordo com os credos
históricos, ortodoxos do cristianismo.
Agora no The Stream eu estou trabalhando
com protestantes e católicos romanos aqui em todos os níveis de liderança e
produção. Eu ainda fico firmemente
no lado da Reforma da doutrina cristã, então eu acho que meus amigos católicos
têm algumas coisas erradas. Mas está tudo bem - eles acham que os
protestantes também têm algumas coisas erradas. E somos amigos.
Acima de tudo, estamos totalmente de acordo com os credos
históricos, ortodoxos do cristianismo. Nós todos cremos "em
Deus Pai Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, Seu único
Filho, Nosso Senhor ..." Somos colegas e parceiros nesta empresa de
jornalismo unidos fornecendo notícias,
insights e comentários de uma perspectiva cristã.
Lewis e Tolkien
CS Lewis era um anglicano da igreja baixa, o que quer dizer
que ele estava no ramo da igreja anglicana que era menos parecido com o
catolicismo. JRR Tolkien estava completamente comprometido com sua fé
católica romana. Os dois se conheceram antes de Lewis chegar à fé, no
entanto, em 1926, quando ambos ensinavam na Universidade de Oxford.
A conversão de Lewis foi em duas etapas. Em 1929 ele
mudou de seu ateísmo juvenil para teísmo, isto é, uma crença geral em Deus. Sua
conversão completa ao cristianismo ocorreu dois anos depois. Duriez
escreve (pp. 53-54):
"Lewis teve uma longa conversa com Tolkien, agora um amigo
rápido, e um amigo em comum, Henry "Hugo" Victor Dyson Dyson [o
repetido "Dyson" é preciso], que o abalou até o núcleo. Como
Tolkien, Dyson era um cristão devoto ....
Sem dúvida, Dyson deu peso emocional ao argumento mais
medido de Tolkien naquela noite importante. Tolkien havia defendido os Evangelhos
cristãos com base no amor universal à história que, para ele, era monumental
....
Pouco depois, Lewis fez sua plena conversão à crença em
Jesus Cristo. Mais tarde, na vida, ele apontou essa conversa como um ponto
decisivo. Ele dedicou as cartas Screwtape a
Tolkien; E como Humphrey Carpenter conta em outro registro de sua amizade, The
Inklings, Lewis acrescentou estas palavras à cópia pessoal
de Tolkien: "Em pagamento de uma grande dívida".
Sem superficial "Tolerância"
Sua amizade não exibia nenhuma da "tolerância" de
hoje; não havia acordo mútuo para respeitar os pontos de vista uns dos outros
como "igualmente válidos" ou qualquer absurdo. Tolkien não
pensava muito na alegoria como um gênero literário, e estava perfeitamente
disposto a dizer isso quando, para ele, As Crônicas de Nárnia saiu parecendo alegoria.
Os dois nunca foram reticentes ao falarem sobre suas
diferenças teológicas protestante-católica. Tolkien até falou jocosamente
sobre os "motivos de Ulsterior" de Lewis, referindo-se à educação de
Lewis na Irlanda do Norte e o que Tolkien considerava seu preconceito
protestante.
Em 1956, quando Lewis decidiu se casar com Helen Joy
Davidman, uma divorciada, Tolkien "compôs uma longa carta expondo razões
que ele achava que as opiniões de seu amigo estavam enganados. A carta
nunca foi enviada ", escreve Duriez," mas é provável que os amigos
discutissem os pontos principais e que Lewis estivesse ciente dos pontos de
vista de Tolkien ". Lewis não contou a Tolkien sobre o casamento até depois
do evento.
Sua amizade arrefeceu um pouco em meados dos anos 1950. Ainda
em 1954, quando uma cátedra de literatura medieval e renascentista - uma
cátedra do tipo que os colegas de Oxford de Lewis o negaram, provavelmente por
causa da sua inapropriada vontade de se conectar com uma audiência
não-acadêmica - foi Tolkien que repetidamente encorajou Lewis a aceitá- E se
assegurou que a porta permanecesse aberta para ele enquanto ele hesitava em
aceitá-la.
O Inklings, Senhor dos Anéis, Mere Christianity e
mais.
Em Oxford, os dois tinham sido famosos no coração do grupo
de discussão literária The Inklings. Todos os Inklings tomaram parte na
escrita e na leitura, mas a leitura mais significativa em vista do que produziu
foi, sem dúvida, de Tolkien, de O Hobbit e O Senhor
dos Anéis como ele estava escrevendo. Lewis em particular
foi constante ao longo dos anos em exortar Tolkien para levar o projeto longo
até a conclusão.
Os protestantes e católicos podem trabalhar juntos? É
melhor você acreditar.
Assim é que sem o católico romano JRR Tolkien nunca
(humanamente falando) teria existido o anglicano CS Lewis. Nós nunca teríamos Mere
Christianity, The Screwtape Letters, ou As Crônicas de Nárnia. Não
teríamos o homem a quem penso que os cristãos mais pensantes do mundo de língua
inglesa chamariam o escritor mais significativo sobre as razões da crença em
Jesus Cristo em todo o século XX e um dos mais deliciosamente imaginativos além
disso.
E sem CS Lewis nunca teríamos tido a monumental trilogia do
Senhor dos Anéis de J.R.R Tolkien - minha própria escolha pelos maiores
livros do século XX e pelos melhores filmes do século XXI.
Os protestantes e católicos podem trabalhar juntos? É
melhor você acreditar. Precisamos ignorar nossas diferenças para fazê-lo? Claro
que não. Podemos construir comunhão de qualquer maneira em nossa crença
compartilhada em Jesus Cristo, o Filho de Deus, nosso Salvador ressuscitado? Lewis
e Tolkien fizeram, e o mundo foi muito mais rico para eles. Assim nós
podemos.
The Stream
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