As Escrituras não têm muita coisa boa para dizer sobre os cães. No antigo Oriente Médio, os cães costumavam morar na rua, lutando pela sobrevivência e comendo no lixo. Eles se tornaram símbolos bíblicos de imundície e paganismo.
Quando Jesus instruiu seus discípulos a não dar aos cães o que é santo, sua linguagem sugeria que no pensamento cotidiano os cães eram sinônimo de lixo. No Antigo Testamento, os cães eram ditos que lambiam o sangue de cadáveres (pense em Nabote, Acabe, Jeroboão, Baasa e Jezabel).
Tanto Provérbios quanto Pedro falaram de cães retornando ao seu vômito, comparando-os a pecadores impenitentes (Provérbios 26:11; 2 Pedro 2:22). "Cão" foi o eufemismo para homossexuais masculinos em Deuteronômio e Apocalipse (Dt 23:18, Ap 22:15) por causa da posição tomada no sexo masculino. "Cão" também foi usado como um insulto ou termo para extrema subserviência (1 Sam 17:43; 2 Reis 8:13). Paulo chegou a referir-se aos judaizantes - seguidores de Jesus judeus que insistiam que os gentios tinham que se tornarem judeus para serem cristãos de primeira classe - como cães (Fil 3: 2). Escusado será dizer que não foi um elogio.
Martinho Lutero sugeriu que os cães não eram estimados porque eram tão comuns.
"O cão é o mais fiel dos animais e seria muito mais apreciados se não fossem tão comum. Nosso Senhor Deus fez dos seus maiores dons o mais comum. "
Mas mesmo se os cães não foram altamente valorizados no período bíblico, eles foram apreciados pelos cristãos desde então, e muito por Lutero. Como muitos outros cristãos na história da igreja, Lutero descobriu que os cães poderiam ensiná-lo sobre Deus e seu filho Jesus. Aqui está uma outra palavra do Reformador, onde ele fez um registro de suas conversas de jantar com estudantes e convidados.
"Quando o filhote cãozinho de Lutero estava na mesa, procurava um bocado do seu mestre e observava com a boca aberta e os olhos imóveis, ele [Lutero] disse: 'Oh, se eu pudesse orar como esse cão vê a carne! Todos os seus pensamentos estão concentrados no pedaço de carne. Caso contrário, ele não tem pensamento, desejo ou esperança ".
Lutero usou seu cão para ser uma lição de oração unânime.
Gerald McDermott (Patheos)
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