quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Mesmo sendo Ateus, os pais devem dizer para os filhos que Deus existe, diz terapeuta.


Mesmo se não  acreditam em Deus, os pais devem mentir e promover a fé em Deus de qualquer maneira, porque isso resulta em melhores resultados de saúde mental, de acordo com a psicanalista, treinadora e autora  Erica Komisar .
Apontando para a pesquisa de especialistas de Harvard, juntamente com outros dados, Komisar destacou a necessidade de os pais promoverem a fé em Deus, mesmo que não acreditem, disse ela em um artigo publicado recentemente pelo The Wall Street Journal .
“Como terapeuta, muitas vezes me pedem para explicar por que a depressão e a ansiedade são tão comuns entre crianças e adolescentes. Uma das explicações mais importantes - e talvez a mais negligenciada - é o declínio do interesse pela religião. Essa mudança cultural já se mostrou desastrosa para milhões de jovens vulneráveis ​​”, começou Komisar.
“Crianças ou adolescentes que relataram frequentar um serviço religioso pelo menos uma vez por semana obtiveram pontuações mais altas em medidas de bem-estar psicológico e menores riscos de doença mental. A participação semanal  foi associada a taxas mais altas de voluntariado, senso de missão, perdão e menores probabilidades de uso de drogas e iniciação sexual precoce ”, observou ela nos últimos estudos sobre o impacto da religião na saúde mental de crianças e adolescentes.
“Muitas vezes me perguntam pelos pais: 'Como falo com meu filho sobre a morte se não acredito em Deus ou no céu?' Minha resposta é sempre a mesma: 'Minta'. A ideia de que você simplesmente morre e se transforma em pó pode funcionar para alguns adultos, mas não ajuda as crianças. A crença no céu os ajuda a lidar com essa perda tremenda e incompreensível. Em uma era de famílias desfeitas, pais distraídos, violência escolar e previsões de pesadelo sobre o aquecimento global, a imaginação desempenha um papel importante na capacidade das crianças de lidar com isso ”, disse Komisar, que é judia.
“A religião ou práticas espirituais podem ensinar a atenção plena às crianças, uma sensação de presença física e emocional necessária para a saúde mental. Por mais ativos que meus filhos fossem quando eram jovens, eles sabiam que ao entrarem no templo para os serviços tinham que acalmar o corpo e relaxar a mente. Embora tenham reclamado quando eram crianças e ainda reclamam quando adolescentes, eles desenvolveram a capacidade de se acalmarem quando sobrecarregados ”, acrescentou.
Komisar explicou em seu site que a depressão e a ansiedade geralmente se enraízam na infância e é melhor que os pais tomem medidas precocemente para resolvê-los.
"Acredito na intervenção e orientação precoces como uma maneira de impedir que os sintomas precoces das crianças se transformem em transtornos mentais a longo prazo", ela escreve em seu site.
O CDC informou recentemente que a taxa de suicídio entre crianças de 10 a 14 anos quase triplicou de 2007 a 2017 e foi a segunda principal causa de morte de crianças de 10 a 14 anos, adolescentes de 15 a 19 e adultos jovens de 20 a 24 anos.
Uma pesquisa do Public Religion Research Institute em 2016 sobre o motivo pelo qual os americanos estão deixando a religião também apontou anteriormente para a crescente parcela de adultos americanos que estão se juntando às fileiras de religiosos não afiliados, e disse que está sendo “alimentada por um êxodo daqueles que cresceram com uma identidade religiosa. ”Hoje, os americanos mais jovens também são mais propensos a serem criados sem uma identidade religiosa do que os idosos.
“Apenas 9% dos americanos relatam ter sido criados em uma família não religiosa. E enquanto os adultos mais jovens têm maior probabilidade de relatar crescer sem uma identidade religiosa do que os idosos (13% vs. 4%, respectivamente), a grande maioria dos americanos não afiliados se identificava anteriormente com uma religião em particular ”, afirmou o PRRI.
“Nenhum grupo religioso se beneficiou mais com a mudança religiosa do que os não afiliados. Quase um em cada cinco (19%) americanos mudou de identidade religiosa na infância para se tornar não afiliado quando adulto, e relativamente poucos (3%) americanos que foram criados não afiliados estão ingressando em uma tradição religiosa. Essa dinâmica resultou em um ganho líquido dramático - 16 pontos percentuais - para os religiosos não afiliados. ”
(Leonardo Blair, Christian Post Reporter)

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