quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

O pastor Rick Warren está bem preparado para uma aposentadoria com propósitos.


Você pode se perguntar o quanto o Pastor de uma mega-igreja com mais de 30.000 recebe de oferta semanal. Esses fundos traduzem em casas, carros, aviões pessoais, iates, ou mesmo uma marca de luxo de relógio de pulso? Não que um pastor não deva desfrutar um pouco do sonho americano, especialmente se ele é o homem que fundou  a Saddleback Church em 1980 e construiu o seu mundo evangelizando uma família de cada vez.

 O mesmo líder espiritual que escreveu o segundo livro mais traduzido do mundo (atrás apenas da Bíblia) e que está na lista de best-seller do  New York Times há quase quatro anos consecutivos. Este é, afinal de contas, um homem que se relaciona com os líderes do mundo livre, Presidentes e aspirantes presidenciais e dignitários , ao mesmo tempo ajudando a combater a AIDS através de relacionamentos pessoais com estrelas da música  como Bono (U2).

Este homem poderoso é o Pastor Rick Warren; Um homem que, num mundo aparentemente consumido pela ganância e pelas posses materiais, pratica o que prega em desafio à tentação de emplumar seu próprio ninho; Confiando, em vez disso, nas Escrituras e nos princípios de gestão do dinheiro testados no tempo para guiar sua vida pessoal e financeira. "Dirijo uma camionete  Ford de 12 anos, moro na mesma casa há 22 anos, comprei o meu relógio no Wal-Mart e não tenho barco ou jato", diz Warren.

De fato, após o sucesso de seu livro A Purpose Driven Life (Uma Vida Com propósitos) , ele parou de receber um salário de sua igreja e até devolveu o salário que ganhou durante seus primeiros 25 anos com Saddleback. "Eu sou pastor voluntário nos últimos 10 anos até agora", disse Warren. "Eu não sou um pastor profissional, sou um amador."
Por mais chocante que esse conjunto de escolhas e valores possa ser para pessoas que invejam riqueza e influência, o Pastor Rick torna seu propósito evidente. "Eu dei tudo de volta porque eu não queria que ninguém pensasse que eu faço o que eu faço por causa do dinheiro. Eu amo Jesus Cristo ", disse ele.
"A Bíblia ensina que devemos amar as pessoas e usar o dinheiro, mas muitas vezes conseguimos isso invertido e você começa a amar o dinheiro e a usar as pessoas para ganhar mais dinheiro. Dinheiro é simplesmente uma ferramenta para ser usado para o bem. "
O pastor Rick tomou este ponto importante em consideração em uma idade jovem. "Aos 17 anos", disse ele, "muito antes do livro “Uma Vida com Propósitos” sair, eu comecei a viver no princípio 10/10/80. Dê os primeiros 10% a Deus, guarde o segundo 10% para o seu futuro e depois aprenda a viver com o resto. Então, como um jovem de 17 anos, toda semana eu comecei a colocar cinqüenta centavos de distância em direção a minha aposentadoria; E quando você faz isso você aprende a viver em uma margem e você pode economizar uma enorme quantidade de dinheiro. Portanto, eu já estava financeiramente seguro antes mesmo de o livro sair. "

Ele também fez seus planos de aposentadoria em uma idade muito jovem. "Quando comecei a igreja em 1980 eu tinha 25 anos e fiz um compromisso de 40 anos", disse ele. "Fiz isto muito público, dizendo que eu vou dar 40 anos para esta igreja e quando eu completar 65 eu vou passar o pastorado para outro líder mais jovem. Não porque eu não tenha a energia... Eu acho que vou ter muito mais energia do que qualquer jovem porque Deus apenas me abençoou com muita energia , será porque a igreja vai precisar de um novo rosto. Então todo mundo sabe que vou me aposentar no verão de 2020. "

Como sua vida financeira e disciplina pessoal, opiniões de Warren sobre a aposentadoria voam em face do pensamento tradicional. "A palavra 'aposentadoria' não está nem na Bíblia", ele disse, "então não é um conceito bíblico. O que é ensinado nas Escrituras é uma transição. Você pode mudar de profissão, pode mudar de profissão e pode ser voluntário gratuitamente, mas não há nada que diga que você trabalha a maior parte de sua vida e depois se torna egoísta nos próximos 20 anos ".
"A Bíblia diz que, enquanto o seu coração está batendo, Deus tem um plano e um propósito para a sua vida , crescer pessoalmente, conhecer Deus, servir os outros e fazer do mundo um lugar melhor."
Isso é um conselho valioso, e provavelmente necessário agora mais do que nunca. A expectativa de vida e o tempo disponível para as pessoas em aposentadoria tem crescido exponencialmente, tempo que muitas vezes não é planejado para, deixando todos preso com descobrir como substituir sua identidade de trabalho, afastar o tédio, ficar ligado à família e amigos e permanecer mentalmente e Fisicamente afiado.

Para o qual o Pastor Rick ofereceu, "Na aposentadoria, o que temos de perguntar é 'O que vai ser o centro da minha vida?' Porque se você não tem um centro sólido, vai desmoronar. Então temos que dizer: 'Quem serão meus companheiros de vida; Que serão meus associados, meu círculo de influência; O que vai ser o caráter da minha vida; Como vou continuar crescendo? Eu acho que na aposentadoria você tem que se concentrar mais em seu ministério e sua missão, ou "Como posso dar de volta ao mundo ou fazer o mundo um lugar melhor em meus últimos anos?"

Fiel à forma, Pastor Rick prega um sermão de aposentadoria com suas ações e seus lábios. "Eu acho que a chave é dar às pessoas modelos de permanecerem produtivos; Não simplesmente descansando em torno de viver uma vida egocêntrica. Você realmente acha que Deus quer deixá-lo por mais 20 anos na terra apenas para viver por si mesmo? "
Na Igreja de  Saddleback, eles usam um programa chamado o plano de paz para ajudar a aos mais pobres em todo o mundo. É o plano “PEACE”.
  • P lantar igrejas que promovam a reconciliação
  • E quipar líderes
  • A ssistir os pobres
  • C uidado para os doentes
  • E ducar a próxima geração.
"Nos últimos 10 anos enviei mais de 20 mil membros para 196 nações", disse ele. "Isso é cada nação no mundo para fazer o trabalho relacionado com a PAZ (PEACE) ... nenhuma igreja enviou mais pessoas."

Como você poderia esperar, quando perguntado qual foi o melhor investimento que ele fez, ele respondeu sem hesitação: " Investir na leitura da Palavra de Deus em uma base diária, porque toda a sabedoria para a vida está contida no livro ... sabedoria para as finanças, Para relacionamentos, para a saúde pessoal, para seu negócio, para sua família. "
No mesmo fôlego, ele expressou suas próprias palavras de sabedoria: "Como pastor, fiquei à beira do leito de literalmente milhares de pessoas enquanto tomavam seu último suspiro. Eu nunca vi ninguém em seu momento de morrer dizer: 'Traga-me o meu troféu de boliche, eu quero vê-lo mais uma vez; Traga-me o meu certificado, o meu diploma universitário para que eu possa olhar para ele mais uma vez; Traga-me o relógio de ouro agradável que recebi por 30 anos de serviço na minha empresa. Ninguém nunca diz isso; Eles dizem: "Traga-me as pessoas que eu amo". Nos momentos finais de sua vida, o que as pessoas querem são aqueles que mais amam ao seu redor. Todos nós acabamos descobrindo que a vida é toda sobre o amor. Só espero que as pessoas aprendam isso mais cedo. "
(Revista Forbes)
                                               *****************
A Igreja de Saddleback foi a primeira igreja no mundo a ter um site. Sobre isso o Pastor Rick Warren diz:

 "Em 1992, um jovem chamado Shane veio até mim e disse: "Essa coisa de Internet vai realmente decolar, e a Igreja não está fazendo nada sobre isso." Ele escreveu uma carta de três páginas, fazendo uma critica que nossa igreja não estava fazendo nada. Então, eu contratei ele. Como resultado, a Saddleback foi a primeira igreja do mundo na Internet."

Em uma palestra no TED Rick Warren fala um pouco sobre a história do livro "Uma Vida com Propósitos" que se tornou um fenômeno mundial. E conta também sobre suas ações sociais:




COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...