domingo, 17 de setembro de 2017

Os cristãos precisam parar de usar esses 5 clichês terríveis.

Tem um carro no estacionamento com um adesivo que está escrito:

"Se sentindo perdido? Dê seu coração a Deus ".

É uma afirmação muito encorajadora, mas não posso deixar de me preocupar sempre que eu vejo isso. Muitas vezes eu ouvi os cristãos usar esse clichê como uma fuga fácil de perguntas difíceis sobre a vida. Chegou ao ponto em que quase se sente como um produto de um infomercial da TV:
"As suas finanças estão em dificuldade? Casamento nas rochas? Seu cabelo está caindo? Bem, simplesmente dê seu coração a Deus e veja todas as suas preocupações desaparecerem! Apenas $ 29,99 mais frete ".
Ouça, pequenos provérbios podem ser úteis, mas a fé real leva mais do que um slogan em um autocolante. Matt Smethurst ,de The Gospel Coalition concorda, e é por isso que ele criou uma lista de cinco clichês cristãos que os crentes devem parar de usar. Algumas das suas principais seleções (assim como minhas) estão listadas abaixo, começando por ...

"Quando Deus fecha uma porta, ele abre uma janela".

"Eu aprecio o coração por trás desta declaração. É verdade, afinal, que Deus pode fazer o que quiser ( Jeremias 32:27 ), que às vezes redireciona nosso curso ( Provérbios 16: 9 ), e que ele nunca abandona o seu próprio povo  ( Hebreus 13: 5 ). Mas se Deus fechar uma porta em sua vida, não há garantia de que ele abra uma janela. Ele pode não abrir nada. Ele pode querer que você perceba que você está no caminho errado. "
"A Escritura está cheia de exemplos do Espírito fechando portas, janelas e qualquer outra entrada concebível para evitar que alguém dirija na direção errada ou na hora errada (por exemplo, Prov. 16: 9; 19:21 ; Atos 16: 6 -7 ) ... Talvez ele queira que você reavalie à luz da afinidade, habilidade e oportunidade - seus desejos internos, seus presentes confirmados e suas opções reais ".

"Esta é a sua cruz a suportar".

Ouvi dizer que os cristãos citam esse provérbio sempre que alguém está preso em uma situação difícil. O problema não é que seja falso, mas sim incompreendido. Quando Jesus chamou seus discípulos para "tomar a cruz" em Mateus 16: 24-26 , ele estava falando de suportar perseguições por causa da crença em Deus,e não de suportar uma existência miserável porque não tivessem outra escolha.
Talvez o aspecto mais perturbador desse clichê seja o fato de os cristãos frequentemente usam isso para evitar ajudar os vizinhos. Nós nos dizemos que, uma vez que é "sua cruz", a responsabilidade do fardo está sobre eles sozinhos. Nós nos esquecemos que Jesus teve ajuda para carregar sua cruz ( Mateus 27:32 ).

"Deus não lhe dará mais do que você pode lidar".

"Em uma cultura que nos diz que podemos ser tudo o que desejamos, esse slogan motivacional é para incentivar, para nos assegurar que a vida não será muito difícil. Haverá desafios, claro, mas Deus conhece meus limites. Ele não vai exagerar. O problema, no entanto, é que Deus lhe dará mais do que você pode lidar. Ele fará isso para fazer você se apoiar nele. Ele fará isso porque ele o ama.
"A boa notícia não é que Deus não nos dê mais do que podemos lidar; é que ele não nos dará mais do que Ele possa lidar. "

"Fale a verdade com amor".

Argh!!, vamos ser honestos, esse clichê é o pior . Começou como uma declaração encorajadora sobre a criação de diálogo com os não-crentes, mas ao longo do tempo foi transformada em um mantra condescendente que os cristãos proíbem antes de dizer algo extravagantemente grosseiro. Falar a verdade com amor requer paciência, compreensão, empatia, um relacionamento íntimo com a pessoa que você está abordando e, de preferência, uma configuração privada . Se nenhum destes estiver presente você não está falando a verdade com amor, você está apenas aumentando o barulho. Já é tempo de aposentar este slogan e parar de usá-lo para cobrir nossas palavras apressadamente digitadas nas mídias sociais.

"Deus ajuda aqueles que se ajudam".

"Não estou ciente de uma declaração mais comumente identificada como um versículo da Bíblia. E o fato de que é originário de Benjamin Franklin - não a Palavra de Deus - é a melhor notícia que você encontrará hoje. Se Deus apenas ajuda aqueles que se ajudam, estamos todos afundados. Mas ele não veio para os destaques morais; Ele veio para as  falhas morais ( Mt 9: 12-13 , Lucas 19:10 ). Ele veio para nós. "
"Embora este slogan possa ser um bom resumo do ensino de outras religiões, toda a mensagem do cristianismo depende do fato de que, como Charles Spurgeon já brincou," Deus ajuda aqueles que não podem se ajudar ". Na verdade, ele ajuda aqueles que se humilham, que se arrependem e dependem de Jesus sozinho ".                 

A fé verdadeira é mais complexa do que algumas piadas em um adesivo, e isso é bom. A riqueza do amor de Cristo e o mistério de suas obras são o que dão substância ao nosso relacionamento com ele. Tome o encorajamento dos provérbios, mas lembre-se sempre, Jesus é maior do que jamais poderíamos imaginar.

(Ryan Duncan /Crosswalk.com)

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...