sábado, 28 de outubro de 2017

Os Batistas e a Reforma Protestante.


Em todo o mundo este ano, várias celebrações e eventos estão marcando o 500º aniversário da Reforma Protestante.
O conselho de turismo da Alemanha está trabalhando muito, anunciando a terra de Martinho Lutero e esperando milhares de turistas.
De entrevistas de rádio a reuniões de Rotary Club, eu tenho visto interesse significativo neste aniversário em nossa parte do país. Como Batistas, podemos nos perguntar se a Reforma tem algo a ver conosco. Por que devemos celebrar algo que aconteceu há 500 anos?
Creio que a Reforma tem muito a ver conosco, e temos o dever de celebrá-la. Aqui está o porquê: Em seu coração, a Reforma foi uma redescoberta do Evangelho.
Durante os anos anteriores à Reforma, a falsa crença de que as pessoas tinham que ganhar o perdão de Deus tinha em grande parte obscurecido o glorioso Evangelho de Deus. Essa crença doutrinária levou à corrupção e enfraquecimento espiritual da igreja.
Mas Deus, como Ele tem feito muitas vezes no passado, começou a despertar Seu povo. O Evangelho da salvação somente pela graça, pela fé, voltou ao poder. Lutero disse que esta descoberta para ele era como a abertura dos olhos para os cegos. A pregação deste Evangelho inspirou e encorajou a igreja, e este renovado vigor resultou na formação de missionários-pastores exaltadores de Deus que desafiaram a morte.
As almas foram salvas, as igrejas foram purificadas e plantadas, e os esforços missionários se estenderam até às Américas.
Além disso, a Bíblia foi traduzida para a linguagem do povo comum, dando-lhes acesso direto à Palavra de Deus. Por todas estas razões, a Reforma é o maior avivamento da história da igreja após Pentecostes.
Então, você deveria celebrar a Reforma? Somente se você aprecia saber como seus pecados podem ser perdoados; Somente se você se alegra em poder compartilhar essa notícia com os outros; Somente se você ama ver almas salvas; Somente se você ama ter a Palavra de Deus em sua própria língua; Somente se você quiser ver o Evangelho se espalhar pelo mundo.
Se essas verdades regozijarem seu coração, você tem razão para celebrar a Reforma. Naturalmente, a Reforma foi um evento humano, e houve excessos e coisas com as quais não concordamos. Mas isso tem sido verdade para todo o reavivamento espiritual.
Se desejarmos vermos uma renovação radical da igreja em nossos dias, faremos bem em estudar esse derramamento divino do passado e ver que lições podemos aprender. Se olharmos para trás com cuidado, seremos capazes de ver para a frente com mais clareza. Portanto, reconheçamos a obra dinâmica de Deus há 500 anos, renovando Sua igreja e orando para que Ele possa trazer avivamento novamente.


Ray Van Neste

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...