segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

9 Grandes mitos sobre o perdão

Vários anos atrás, eu liderava uma série sobre o tema do perdão com estudantes universitários quando eu era um estagiário do seminário em minha igreja. Eu não sabia que tipo de compromisso esperar de nossos alunos, mas eu sei que eu não estava preparado para a sua resposta. Todas as pessoas no grupo de discussão que eu estava liderando (todas as quais haviam permanecidos relativamente caladas nas últimas semanas) se tornaram "apaixonadamente engajadas" em nossa conversa. E alguns deles não estavam satisfeitos com o que estavam ouvindo.
Um jovem, em particular, ficou sem palavras quando eu descrevi como Deus queria que deixássemos de lado o nosso desejo de "fazer as coisas direito", em vez de tentar voltar ou ferir aqueles que nos tinham ferido primeiro.
Quando o assunto do perdão aparece em um grupo de discussão onde eu sou um membro ou um líder, é como se uma bomba fosse jogada no grupo. As pessoas que pareciam ser amorosas e graciosas, que eu acreditava serem maduras, se transformam em pessoas irritadas e frustradas que se recusam a se mover. A quantidade de raiva não resolvida e amargura borbulhando apenas sob a superfície tem sido incrivelmente chocante.
Quando comecei a refletir sobre os ensinamentos do passado que eu tinha feito sobre o perdão e as conversas que me envolvi, eu reencontrei muita imprecisão em torno do assunto. Mesmo enquanto eu processava uma experiência recente onde minhas ações levaram a um relacionamento danificado, eu percebi que eu tinha que descartar os mitos e ir à procura da verdade sobre o perdão.
Aqui estão nove mitos que eu identifiquei do meu trabalho com outras pessoas sobre o perdão e as verdades que você pode substituí-los  para que você possa ser liberto da amargura.
Mito: Perdão é sobre a outra pessoa.
Verdade: O perdão é sobre você.
Há uma famosa citação que foi atribuída a várias pessoas ao longo da história que diz: "Recusar-se a perdoar alguém é como beber veneno de rato e esperando que o rato morra." Muitas vezes pensamos que se recusarmos a perdoar alguém , isso irá "mostrar" a outra pessoa como Suas ações eram ruins. Acreditamos que o perdão é sobre o que eles fizeram e se eles fizeram alguma coisa para corrigir suas ações. Na verdade, o perdão é sobre você (a pessoa ferida) saindo da ofensa e vivendo em liberdade.
As Escrituras reiteram constantemente uma mensagem sobre o perdão - as pessoas perdoadas podem perdoar.
Mito: Se você perdoar alguém, você deve esquecer que a ofensa alguma vez aconteceu.
Verdade: Perdoar e esquecer são duas coisas muito diferentes.
Esquecer o que aconteceu nem sempre é possível, nem sempre é sábio. Você não pode fazer-se esquecer de algo, especialmente uma ferida profunda. Nossos corações e mentes não têm uma "lixeira" como os nossos computadores, onde podemos simplesmente arrastar itens lá e vê-los desaparecer. Além disso, esquecer algo como abuso ou engano muitas vezes pode levar a consequências perigosas para a vítima de um crime. Perdoar é algo que devemos fazer para nossa própria saúde e bem-estar. Esquecer é algo separado e diferente.
Mito: Eu posso perdoá-los enquanto ainda secretamente vivendo em escravidão de arrependimento e vergonha por minhas próprias falhas.
Verdade: Nossa capacidade de dar perdão está conectada à profundidade do perdão que recebemos.
As Escrituras reiteram constantemente uma mensagem sobre o perdão - as pessoas perdoadas podem perdoar. Deus nos perdoa em Jesus e nos capacita a perdoar os outros. Ao longo do Novo Testamento, lemos passagens como Mateus 5: 7, Efésios 4: 29-32, Colossenses 3: 12-14 e Mateus 6: 9-14, todos ligando Deus nos perdoando, e nós perdoando os outros. Se quisermos experimentar a liberdade que vem de perdoar alguém, precisamos experimentar o perdão que Deus quer introduzir em nossas vidas.
Mito: As pessoas na Bíblia não precisavam de muito perdão.
Verdade: As pessoas na Bíblia são tão disfuncionais quanto nós.
Moisés era um assassino, Davi também. O apóstolo Paulo era um assassino em massa e perseguidor de cristãos.Para muitos de nós, não temos problema com Deus redimindo e perdoando-os. Nossos personagens favoritos da Bíblia são muitas vezes as pessoas mais necessitadas de perdão. No entanto, em nossa vida hoje, quando encontramos pessoas disfuncionais que pecam e prejudicam os outros, permitimos que o espaço de Deus funcione hoje como Ele fez com Moisés, Davi e Paulo? Quero dizer, quem  gostaria de ser membro de  uma igreja cujo pastor tinha sido um conhecido assassino e perseguidor de cristãos? Eu não tenho certeza se Paulo teria passado em algumas das avaliações que usamos em líderes hoje.
Mito: O perdão é uma decisão, um ato da vontade.
Verdade: O perdão é uma decisão e um processo.
Como eu disse acima, não podemos nos forçar a deixar de fazer algo em um momento. Nossos corações não seguem comandos como o computador em que estou digitando este post.Richard Rohr escreveu: "Nós não pensamos em novas formas de viver, vivemos em novas maneiras de pensar". Embora possamos ter pensamentos e momentos decisivos de deixar ir, é no processamento de deixar de lado uma e outra vez que Experimentamos toda a magnitude do perdão. Nós decidimos fazê-lo e nós fazemos isso ,e fazemos isso mais uma vez, e  outra vez.

Esta gostando ? Ajude-nos a trazer mais artigos como esse para você, curta agora  nossa página no Facebook:

 
Mito: Recusar-se a perdoar mostra que eu valorizo ​​a responsabilidade.
Verdade: Recusar-se a perdoar pode significar que você está desejando vingança e lutando para confiar em Deus para fazer a melhor coisa.
Uma vez eu escrevi uma definição de perdão. "Perdoar é desistir de minha busca de vingança e confiar em Deus para trazer a justiça (em uma situação)." Creio que a falta de perdão está no cerne da nossa cobiça pela vingança. Como seguidor de Jesus, dou o meu "direito" à vingança. A vida perfeita de Jesus e a morte sacrificial foi o maior feito. E desse bem vem o poder de vencer todo o mal feito pela humanidade. Como superamos o mal com o bem? Nós perdoamos. Como nós perdoamos? Bem, não é fácil. Não é rápido. Não é o mesmo para cada um de nós.
A Bíblia não apresenta o passo a passo para nós. Mas não vemos pessoas saudáveis ​​nas páginas das Escrituras além do perdão. (Embora eu não tenha lido a coisa toda, The Bondage Breaker , de Neil T. Anderson, tem um diagrama muito interessante e etapas relacionadas para processar feridas e avançar para o perdão. Seria interessante verificar se você está procurando um recurso. Livro é datado, mas eu sei  que tem alguns grandes fãs.)
Mito: Perdão e reconciliação significam a mesma coisa.
Verdade: Perdão e reconciliação são coisas muito diferentes.

Em última análise, a reconciliação é um dom de Deus para relacionamentos quebrados, onde todos os envolvidos se perdoaram e perdoaram os outros. A reconciliação pode levar tempo, no entanto. A paciência é essencial. A reconciliação moverá você para frente, não para trás para a "maneira que costumava ser." Infelizmente, você nunca pode restaurar o passado; Você só pode avançar. Vocês são ambos (ou todos) pessoas diferentes, portanto, qualquer relacionamento que você reforme será diferente.
Às vezes a reconciliação é baseada na vida de alguém mostrando que eles mudaram. Uma vez que o verdadeiro perdão torna possível a reconciliação, não podemos apressar ou mudar o processo de perdão. Se assim for, nós descarrilamos nossas esperanças e sonhos para uma relação reconciliada no futuro.
E se somos honestos, há momentos em que a reconciliação nem sempre funciona, como casos de abuso onde você não está seguro. Casos em que a pessoa não se provou digna de confiança. Casos em que a melhor coisa para alguém envolvido é apenas seguir em frente. Estar casada com um promotor de violência doméstica pode arruinar uma relação e levar a uma reconciliação insalubre e insegura. Eu não posso ignorar os desafios sobre esta questão. E eu acho que é por isso que eu sou tão apaixonado sobre como diferente e distinto perdão e reconciliação são uns dos outros.
A reconciliação exige algo de ambas as partes e isso pode significar que a "outra" pessoa nunca chegará lá. Talvez você seja a pessoa que foi ferida e você não pode nunca ou nunca deve confiar na pessoa que o feriu outra vez. Talvez você seja a pessoa que fez o errado e você deseja desesperadamente que você poderia desfazê-lo, mas você não pode. Você acredita que mudou, mas a outra pessoa não está tendo a mesma visão. Perdoar sem reconciliação pode ser incrivelmente difícil, mas é a experiência que muitos de nós encontraremos.
Mito: Preciso dizer à pessoa que eu os perdoei.
Verdade: Você não necessariamente precisa dizer que você os perdoou.
"Eu queria que você soubesse que você, sem saber, me machucou anos atrás e eu estive em um naufrágio por anos. Mas não se preocupe, eu finalmente vim para o lugar depois de milhares de dólares em aconselhamento e dias de oração, onde eu posso perdoá-lo. Bem, só queria que você soubesse. Uau, agora que está fora do meu peito, eu me sinto muito melhor. Até mais!"
Se você for dizer a alguém isso (eu não ouvi isso, mas ouvi algo semelhante), primeiro pergunte a si mesmo por que você precisa deixá-los saber que inconscientemente prejudicou você. Se você disser, “olha eu perdoo você por você ter sido tão imbecil comigo”, pode não ser a melhor maneira de começar uma reconciliação. Você pode perdoar alguém sem nunca lhes dizer, porque o perdão é sobre sua liberdade, não sobre a deles.
Mito: Perdoar é algo que eu posso fazer sozinho.
Verdade: Precisamos de ajuda para processar a dor e deixar ela ir embora.
As coisas mais difíceis na vida e as coisas mais importantes na vida são muitas vezes coisas que não fazemos sozinhas. Muitos de nós ja tentamos perdoar e não fizemos progressos. Se fôssemos fazer isso sozinho, já teríamos feito isso. Para mim, o perdão é tudo sobre Deus abrir os olhos para o que eu sou cego. Conheço alguém que se especializou em mediação cujo primeiro objetivo em seu processo é "levar todos os envolvidos a puxar o registro de seus olhos". Seu objetivo vem das palavras de Jesus em Mateus 7: 1-4, onde Jesus fala "Para trabalharmos juntos para remover as barreiras em nossa vida”. Jesus nos lembra que todos nós temos barreiras e todos nós precisamos de ajuda. Cada um de nós feriu outros e ficou profundamente ferido. Todos nós precisamos de perdão e precisamos perdoar alguém. Se você achar que você tem alguém para perdoar, hoje é um bom dia para começar.

Scott Savage

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...