domingo, 12 de fevereiro de 2017

6 Ensinamentos falsos que estão trazendo escuridão e engano à Igreja.


Desde aquele exato momento no Jardim do Éden, quando uma única mordida rompeu a harmonia do mundo, o homem tentou fazer o seu próprio caminho, ser seu próprio mestre e estabelecer seu próprio reino. Não é nada de novo.
No entanto, se  nós queremos sermos fiéis seguidores de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo hoje, devemos estar alerta e pronto para enfrentarmos corajosamente o espírito da época que procura modificar a mensagem de Cristo, minando Seu poder de Libertar-nos do pecado, pintar o quadro de Cristo para torná-lo mais aceitável a uma geração rebelde e reescrever o evangelho para remover a ofensa da cruz.
Nos últimos 2.000 anos, a igreja tem sido atormentada com heresia após heresia que buscam domar o evangelho, e hoje não é diferente. Aqui estão apenas algumas das crenças populares em nossa cultura atual que ameaçam infiltrar a igreja:

Universalismo:  a crença de que todas as pessoas serão salvas ou que todos os caminhos levam a Deus e à vida eterna. Muitos que subscrevem esta teologia afirmam que, por exemplo, cristãos e muçulmanos adoram o mesmo Deus.

O Evangelho da Prosperidade:  a crença de que a principal preocupação de Deus é que os crentes sejam saudáveis ​​e ricos. Se os cristãos estão doentes, sofredores ou pobres, é por causa do pecado ou falta de fé.

O movimento da Nova Era: um sistema de crenças de influência oriental que enfatiza a tolerância universal e fazer o que é bom (relativismo moral). Sustenta que o homem é divino e pode criar sua própria realidade e identidade. 

Legalismo:  o uso impróprio da lei descrita nas Escrituras para tentar alcançar ou manter a salvação. O legalismo também promove o julgamento dos irmãos cristãos por não aderirem às próprias ideias de santidade, em vez de incentivá-los a imitar Cristo, obedecendo aos padrões de Deus explicitamente descritos nas Escrituras.

 Hipergraça: a reação exagerada ao legalismo, resultando em abuso da graça de Deus. Os crentes se veem atraídos pelo moderno movimento da hipergraça, porque buscam a liberdade não apenas do legalismo, mas também dos padrões de Deus.

A Igreja  Emergente : um movimento que afirma ser cristão, mas emprega métodos culturalmente sensíveis para tornar o evangelho mais palatável para uma cultura pós-moderna. A vida de Jesus é tratada mais como uma alegoria ou narrativa do que como um evento verdadeiro. De particular preocupação é a abordagem inclusiva de vários sistemas de crenças, uma ênfase nas emoções sobre a verdade absoluta e a noção de que não há inferno, julgamento ou necessidade de perdão. O movimento da Igreja Emergente também glorifica a honestidade e a confissão, mas sem arrependimento.

Por trás de todas essas falsas ideologias está a crença de que a Escritura não é infalível e a verdade simplesmente muda com os tempos. Uma pesquisa do Instituto Gallup  de 2014 revelou que:

  • 22 por cento dos americanos acreditam que a Bíblia é a verdadeira Palavra de Deus e devem ser tomadas literalmente
  • 28% acreditam que é a verdadeira Palavra de Deus, mas com múltiplas interpretações possíveis.
  • 28% acreditam que a Bíblia é a Palavra de Deus inspirada, mas não devem ser tomadas literalmente.
  • 18 por cento acreditam que é um livro antigo de lendas, história e preceitos morais escritos pelo homem.
Como podemos responder a esses falsos ensinamentos que surgem dentro da igreja?  

Nós pregamos a Cristo. Reforçamos a doutrina bíblica, agarrando-nos à autoridade suprema - a Palavra de Deus. Pois "O deus deste mundo cegou a mente daqueles que não creem, para que a luz do evangelho glorioso de Cristo, que é a imagem de Deus, brilhe sobre eles, porque nós não pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus O Senhor" (2 Cor. 4: 4-5a). 
Pregamos a Cristo que foi prometido por Deus em Gênesis. Pregamos a Cristo, que nasceu de uma virgem. Nós pregamos a Cristo, que curou os enfermos, ressuscitou os mortos, fez os coxos andarem e libertou os cativos. Nós pregamos a Cristo, que escolheu morrer a morte de um criminoso na cruz, a fim de nos libertar do pecado. Pregamos a Cristo, que se levantou vitorioso da sepultura, para nunca mais morrer, assegurando assim a todos que confiam Nele na vida eterna com Ele no céu. Pregamos a Cristo, que voltará para julgar os vivos e os mortos.

Então podemos dizer:

Para os universalistas:  Ninguém será salvo separado de Jesus Cristo. Somente aqueles que escolherem se arrepender e invocar o nome de Jesus terão a vida eterna (veja  Atos 4:12 ,  Mateus 25:46 ,  Hebreus 9:27 ,  João 14: 6 ). 

Para os anunciadores do evangelho da prosperidade:  Jesus prometeu-nos que sofreremos , mas que Ele está conosco e venceu o mundo (ver  João 16:33 ,  Romanos 5: 3-5 ,  2 Tim. 3:12 ,  Lucas 14 : 27 ).

Aos da Nova Era:  Há apenas um Deus soberano, Criador de todas as coisas (ver  Is. 55: 8-9 ,  Jó 12:10 ,  Heb. 2: 5-10 ).

Para os legalistas:  Se a justiça pudesse ser alcançada através da lei, Cristo não teria de morrer (ver  Mateus 7: 22-23 ,  Gálatas 2: 21 ,  Romanos 3: 10-12 ,  28 ,  Tiago 2:10 ). Somos justificados pela fé na singular obra de Jesus Cristo na cruz, e mesmo esta fé é um dom de Deus não alcançado por nossos próprios esforços (ver  Romanos 4: 5 ,  Ef 2: 8 ). E não devemos julgar nossos irmãos e irmãs em Cristo sobre questões discutíveis (ver  Romanos 14: 1-12 ).

Aos defensores da hipergraça:  A graça de Deus nos libertou da escravidão do pecado, mas não devemos receber Seu sacrifício em vão (ver  Rm 6:23 ,  Hb 10: 26-29 ). Devemos nos arrepender e procurar vivermos sob o senhorio de Cristo, buscando a santidade através do poder do Espírito Santo (ver  1 Pedro 1: 13-16 ,  2: 11-12 ,  16 ,  Romanos 5: 20-6: 18 ).

Para a igreja emergente:  Se diluirmos o evangelho, então não teremos mais as Boas Novas para compartilhar (ver  Gal. 1: 8-9 ,  1 Coríntios 15: 1-4 ,  Ex. 20: 3-6 ,  João 8: 24 ). Somente Cristo pode quebrar as correntes do pecado, libertar os cativos e conformar-nos à Sua imagem (ver  1 João 5: 3-5 ,  Fp 3: 7-9 ,  Gálatas 5:16 ).

Irmãos e irmãs em Cristo, armem-se com a Palavra de Deus. Conheçam a sua Bíblia e falem a verdade com amor. Deste modo, permaneçamos fiéis pelo poder do Espírito Santo.

CharismaNews

                                                   *********************

Gostou do texto? Então compartilhe com seus amigos. Mas antes saiba o motivo desse site ter sido criado e como ele vai ajudar e muito a trazer conhecimento e informação para a igreja brasileira. Você pode se manter informado e receber GRÁTIS noticias como essa de 2 formas :-) Clique aqui para saber mais sobre esse projeto.

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...