domingo, 5 de fevereiro de 2017

Não, eu não sou um "fã" de Jesus

De acordo com uma pesquisa recente, a percentagem de americanos que afirmam ser cristãos está perto de 75 por cento. Realmente? Três em cada quatro pessoas são seguidores de Cristo? 

Vamos ver, se a população dos Estados Unidos é de cerca de 311 milhões e 75 por cento são cristãos, o número de cristãos nos EUA está perto de 233 milhões. Isso é um monte de cristãos.  


Se há realmente  muitos cristãos, então por que cerca de 35 milhões de pessoas nos Estados Unidos vão para a cama com fome hoje à noite, incluindo 13 milhões de crianças? Se 75 por cento dos americanos são cristãos, então como é possível que 40 por cento dos sem-teto terem menos de18 anos? Por que existem mais de 120 mil crianças à espera de serem adotadas? Eu poderia continuar, e isso é só nos Estados Unidos. Os números não batem. Jesus disse que a evidência de que alguém é um de seus seguidores é o amor.  233 milhões? A evidência apenas não está lá.


Qual é a explicação para tal discrepância? Alguns anos atrás eu li um artigo sobre um novo tipo de vegetarianos. Estes novos vegetarianos não comem carne - na maioria das vezes. Um deles explicou que  era vegetariano, mas que realmente gostava de bacon. Um vegetariano, por definição, é alguém que não come carne. Ah sim, mas bacon não é uma carne? E a pessoa comendo bacon poderia se identificar como um vegetariano?  A discrepância foi resolvida ao surgir um novo termo para descrever os vegetarianos que não estão comprometidos com a abstenção de carne. Eles agora se identificam como "Flexitarians". Ou seja, comem carne, mas as vezes.Só um pouco.


Um cristão, por definição, é um seguidor de Cristo. Assim, eu estou pensando que o que poderia ajudar a fazer sentido do número 233 milhões é uma nova palavra para descrever as pessoas que se identificam como cristãos, mas têm pouco interesse em realmente seguir os ensinamentos de Jesus. Talvez em vez de "seguidores", seria mais correto chamá-los de "fãs". 


A palavra fã é mais simplesmente definida como, um admirador entusiasmado. E eu acho que Jesus tem um monte de fãs nestes dias. Alguns fãs podem até se vestir para a igreja no domingo e ter no celular uma canção de adoração. Eles gostam de estar associado com Jesus. Fãs querem estar perto o suficiente de Jesus para obterem os benefícios, mas não tão perto que tenha que se comprometer.   

Assim diz um fã, "eu gosto de Jesus, mas não me peça para servir aos pobres".  
"Eu gosto de Jesus, mas eu não vou dar meu dinheiro para as pessoas que estão em necessidade". "Eu gosto de Jesus, mas não me peçam para perdoar a pessoa que me magoou". " 
Eu gosto de Jesus, mas não fala comigo sobre o dinheiro ou o sexo que está fora dos limites".



Fãs querem Jesus , mas  não querem desistir do bacon. Fãs não podem ser chamados de cristãos, porque eles estão empenhados em seguir a Jesus, mas por uma série de outras razões. Eles podem apontar para a sua herança familiar, que ser cristão está em seu DNA. Como um nariz ou a cor de cabelo é  transmitido de mãe e pai.  
Fãs podem se identificam como cristãos, apontando para os rituais religiosos que eles tem e regras que tem seguido. 


Em última análise, definir o que significa ser um seguidor de Jesus não é tão arbitrária ou subjetiva, como temos feito isso. Jesus estabelece muito claramente  em Lucas 9:23. Ele diz: "Quem quiser ser meu discípulo deve negar a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me." Estas palavras tendem a separar os fãs de seguidores. Seguidores preferem a negar-se e assumir uma cruz.  


Em vez de dar uma explicação teológica do que isso significa, é  mais útil  mostrar o que parece. Eu passei o último ano coletando histórias de fãs que se tornaram seguidores. 

  • Bowin e Lindsey tinham seu próprio negócio e eram bem sucedidos. Eles tinham um carro Mercedes para usar com seus quatro filhos. Para eles, Seguir a Jesus significava vender quase tudo o que tinham e se mudar para a ilha de Hispaniola para trazer água limpa para milhares de pessoas na República Dominicana e Haiti.E Foi o que eles fizeram.
  • Para Rachelle, seguir Jesus significa mostrar amor às mulheres que trabalham em clubes de strip. Ela e alguns de seus amigos começaram a fazer grandes refeições caseiras e levar  para as  mulheres nos clubes.Como resultado muitas das mulheres não acham mais que cristãos são apenas o grupo de manifestantes irritados na frente do clube de Strip, que a partir de sua perspectiva, estão tentando tirar o seu trabalho, e começaram a conhecer os cristãos por seu amor.
  • Jennifer e Tom tinha um carro que raramente dirigia. Eles decidiram que eles realmente não precisavam de dois carros e daria um de seus carros para uma mãe solteira que precisavam de transporte. Um carro era um modelo 2001, o outro era um modelo 2004. Deram o carro mais novo.
São apenas três histórias de seguidores. Estou orando para que sejam mais  233.249.997 . Minha oração é que os cristãos não sejam conhecido por um peixe em seus pára-choques - ou o perfil de sua página no Facebook - ou por ir regularmente à igreja, mas que sejam seguidores de Jesus e que sejam conhecidos pelo seu amor.

Pastor Kyle Idleman, Southeast Christian Church


COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...